Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades - CRH

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - UFBA

À família da nossa querida colega Maria Gildete Improta

Pesquisadores, servidores técnico-administrativos e estudantes ligados ao Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (CRH/FFCH/UFBa) expressamos, à família de Maria Gildete Improta, nossos sentimentos de consternação pelo seu passamento e de gratidão pelo exemplo de trabalho e compromisso institucional que Gil nos legou, ao longo dos muitos anos de sua vida dedicados ao nosso Centro e à Universidade.

As pessoas que tiveram o privilégio de conviver diretamente com ela guardam  lembrança viva de sua contribuição profissional e humana ao cultivo da ética de seriedade, amizade e solidariedade que sempre marcou o nosso ambiente de trabalho. As que se incorporaram posteriormente ao nosso convívio, embora não tenham experimentado diretamente esse privilégio, decerto são também beneficiadas pelos frutos acumulados e compartilhados por seu labor competente, pela retidão da sua conduta e pela participação intensa que teve nos momentos mais felizes, assim como nos mais difíceis da longeva trajetória do CRH.

Particularmente no exercício das funções de Secretária da Direção do Centro foram inestimáveis os serviços prestados por Gil, não sendo exagero algum afirmar que, em muitos aspectos, ela encarnava uma espécie de síntese dos distintos e diversos tipos de identificação que cada membro do centro tinha para com a instituição. Ao convivermos com Gil sentíamos não só estar convivendo com uma querida colega, mas com a imagem que cada um de nós tinha do CRH.

Dessa maneira, Gil Improta conquistou um lugar de honra na nossa memória comum. A presente comunicação à sua familia é um reconhecimento devido a essa memória.